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Como escolher o calçamento que mais se adequa à sua obra? Neste artigo abordaremos as principais diferenças e semelhanças, vantagens e desvantagens da pavimentação asfáltica e pavimento intertravado.

Asfalto

Asfalto é o nome dado ao material aglutinante responsável pela impermeabilização do pavimento. Os mais utilizados no Brasil são o CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) e a emulsão asfáltica. (Leia mais sobre a pavimentação asfáltica aqui).

Vantagens

  • A execução dos pavimentos asfálticos ocorre de forma mais breve devido a utilização de maquinários pesados.
  • Seu custo é inferior, se comparado ao pavimento intertravado, uma vez que há mais empresas no ramo.
  • É considerado silencioso, proporcionando rolamento confortável aos condutores.

Desvantagens

  • Caso necessite de reparos, é inviável financeiramente refazer todo o revestimento. Por esta razão sua estética pode ser drasticamente prejudicada devido aos remendos.
  • É menos ambientalmente correto por ser derivado do petróleo.
  • O revestimento pode deformar e degradar quando em contato com óleo dos veículos.
  • A pintura, indubitavelmente, sofrerá desgastes ao longo do tempo.
  • Os índices de variação volumétrica do concreto apresentam diferenças ao longo do tempo, propiciando a aparição de fissuras.
  • A absorção de energia é maior, ocasionando ilhas de calor e desconforto aos pedestres.

Paver

Pavimento intertravado ou Paver é o nome dado aos blocos de concreto pré-moldados muito utilizados para calçadas, estacionamentos ou obras residenciais em que se faz necessário manter ou aumentar a área permeável do terreno. Ao contrário do que se possa imaginar, os blocos paver não precisam de argamassa para se manterem posicionados, pois são mantidos pelo atrito entre as peças.

Assim como os pavimentos asfálticos ou de concreto, a base precisa estar devidamente nivelada e compactada para o assentamento do revestimento.

Vantagens

  • Pode ser considerada uma opção de revestimento mais sustentável, uma vez que não é executado a partir de derivados do petróleo.
  • Há uma redução significativa de resíduos na obra.
  • Se comparado com os pavimentos asfálticos, o revestimento em paver absorve menos calor – consequentemente, a reflexão do calor também.
  • As áreas revestidas com pavimento intertravado são consideradas áreas permeáveis.
  • São dispensadas juntas de dilatação.
  • Se instalado corretamente, o pavimento intertravado dificilmente apresentará patologias uma vez que os espaços entre uma peça e outra facilitam a drenagem. Além disso, os blocos podem ser reutilizados em caso de realização de algum reparo na base do pavimento.
  • No caso de quebra de alguma peça devido à sobrecarga, é possível trocar apenas as peças danificadas, sem necessidade de refazer todo o pavimento.
  • Em geral, peças pré-fabricadas apresentam resistência até 4 vezes maior. Além disso, sua fabricação passa por um rigoroso padrão de qualidade que visa garantir a homogeneidade e padronização das peças.
  • O tráfego pode ser liberado logo após a finalização do assentamento.

Desvantagens

  • Seu custo pode ser até 15% maior em algumas regiões do Brasil;
  • Por ser aplicado, de maneira geral, manualmente, o serviço de revestimento pode tornar-se um pouco mais demorado.
  • Se a base não for corretamente dimensionada, pode ocorrer uma deformação significativa frente ao tráfego de caminhões, por exemplo.
  • Apesar de, mesmo sob chuva, serem antiderrapantes, o rolamento nem sempre é confortável ao motorista.

Após a análise dos pontos acima, cabe ao cliente conversar com o engenheiro ou arquiteto responsável pela obra para ponderar os prós e contras de cada pavimento. Diante das vantagens e desvantagens expostas neste artigo, conclui-se que nem sempre o custo deve ser o fator determinante na decisão.

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