A aprovação de acesso na ANTT costuma gerar dúvidas, atrasos e retrabalho quando o empreendedor…
Como escolher o calçamento que mais se adequa à sua obra? Neste artigo, abordaremos as principais diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens entre a pavimentação asfáltica (asfalto) e o pavimento intertravado (paver).
Pavimentação Asfáltica (Asfalto)
O asfalto é o material aglutinante responsável pela impermeabilização do pavimento. No Brasil, os tipos mais utilizados são o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e a emulsão asfáltica. (Leia mais sobre a pavimentação asfáltica aqui).Vantagens do Asfalto
- Rapidez na execução: A aplicação ocorre de forma mais breve devido à utilização de maquinários pesados.
- Custo inicial: Geralmente apresenta um custo inferior se comparado ao pavimento intertravado, devido à maior oferta de empresas no ramo.
- Conforto de rolamento: É considerado silencioso, proporcionando um tráfego mais suave e confortável aos condutores.
Desvantagens do Asfalto
- Manutenção estética: Caso necessite de reparos, é inviável financeiramente refazer todo o revestimento. Por esta razão, a estética pode ser prejudicada devido aos “remendos”.
- Impacto ambiental: É menos sustentável por ser um derivado direto do petróleo.
- Resistência a químicos: O revestimento pode deformar e degradar quando entra em contato com óleo e combustíveis dos veículos.
- Desgaste da sinalização: A pintura viária sofrerá desgastes naturais ao longo do tempo.
- Fissuras: Os índices de variação volumétrica podem propiciar o aparecimento de fissuras com o tempo.
- Ilhas de calor: A absorção de energia térmica é maior, o que pode ocasionar desconforto térmico aos pedestres.
Pavimento Intertravado (Paver)
O Pavimento Intertravado, popularmente conhecido como Paver, refere-se aos blocos de concreto pré-moldados. É muito utilizado em calçadas, estacionamentos ou obras residenciais onde se faz necessário manter ou aumentar a área permeável do terreno. Ao contrário do que se imagina, os blocos não precisam de argamassa para se fixarem: eles são mantidos pelo atrito entre as peças (intertravamento). Assim como no asfalto, a base precisa estar devidamente nivelada e compactada antes do assentamento.Vantagens do Paver
- Sustentabilidade: É uma opção ecologicamente mais correta, pois não utiliza derivados de petróleo.
- Redução de resíduos: Gera significativamente menos entulho na obra.
- Conforto térmico: Absorve e reflete menos calor que o asfalto.
- Permeabilidade: As áreas revestidas são consideradas permeáveis, auxiliando na drenagem urbana.
- Estrutura: Dispensa o uso de juntas de dilatação.
- Facilidade de manutenção: Se instalado corretamente, apresenta poucas patologias. Em caso de reparos na base (tubulações, por exemplo), os blocos podem ser removidos e reutilizados sem quebra.
- Reparos pontuais: Em caso de dano ou mancha em uma peça, troca-se apenas o bloco afetado, sem refazer todo o pavimento.
- Resistência: Peças pré-fabricadas de qualidade podem apresentar resistência até 4 vezes maior, com rigoroso padrão de homogeneidade.
- Liberação imediata: O tráfego pode ser liberado logo após o término do assentamento.
Desvantagens do Paver
- Custo: Pode ser até 15% mais caro em algumas regiões do Brasil.
- Tempo de execução: Por ser aplicado geralmente de forma manual, o processo pode ser mais demorado que o asfalto mecanizado.
- Deformação: Se a base não for dimensionada corretamente, pode sofrer deformações significativas com o tráfego pesado (afundamentos).
- Vibração: Apesar de serem antiderrapantes mesmo sob chuva, o rolamento pode gerar vibração e ser menos confortável para o motorista em altas velocidades.


This Post Has 0 Comments