Se você é proprietário de um terreno às margens de uma rodovia e foi notificado…

Boca de lobo é um componente fundamental do sistema de drenagem de águas pluviais. É responsável pela captação de águas provenientes das sarjetas e por encaminhar toda a vazão para a caixa de coleta, galerias ou tubulações subterrâneas. De maneira geral, dispõem-se em projeto uma boca de lobo a cada 60 metros no máximo, de modo a garantir o esgotamento das águas a montante para evitar o acúmulo e, até mesmo, o transbordamento da água das sarjetas novamente para o meio da via, provocando alagamentos, altas lâminas de escoamento – que podem causar aquaplanagem de veículos – e demais prejuízos para a população.
As bocas de lobo podem ser feitas com guias pré-moldadas ou grades com aço fundido, que devem resistir a oxidação e suportar a carga de automóveis. Suas dimensões são determinadas após estabelecidas todas as características da sarjeta a montante, como seção transversal, rugosidade e declividade.
Existem algumas regras para o posicionamento das bocas de lobo. Em geral:
- As bocas de lobo não devem ser posicionadas nas faixas de pedestres ou após rampas de acesso de pessoas com deficiência.
- As águas pluviais nunca devem cruzar uma via transversal. Desta forma, as bocas de lobo devem ser posicionadas pelo menos 3 metros antes do final do trecho da rua – esquina.
- Deve-se buscar posicionar as bocas de lobo na parte mais baixa do quarteirão.
- No caso de bocas de lobo em guias, a altura da abertura deve estar entre 8,5cm e 15cm, pois deve ser capaz de conduzir todos os detritos comuns como embalagens, papeis, latas de refrigerante e excrementos de animais, mas deve impedir uma criança de ser arrastada por uma enxurrada, por exemplo.
- No caso de bocas de lobo com grelhas, as aberturas devem ser mais restritas, entre 1,5cm a 5cm.
- A norma de acessibilidade NBR 9050 determina que qualquer abertura no piso não pode ter mais que 15 milímetros na direção do movimento.
- Não é permitido o uso de telas ou dispositivos que favoreçam a formação de poças ou entupimento.
This Post Has 0 Comments