A complexidade dos projetos de infraestrutura (rodovias, acessos, obras de arte, drenagem) exige agilidade, precisão…
A superelevação é uma inclinação na seção transversal expressa em % ou m/m que garante a segurança do motorista ao executar os trechos curvos e contrabalanceia a ausência da força centrípeta, mas que pode ser dispensada quando a curva estiver dentro das situações expressas na tabela abaixo:
| V (km/h) | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | ≥100 |
| R (m) | 450 | 800 | 1250 | 1800 | 3450 | 3200 | 4050 | 5000 |
Caso contrário, a superelevação poderá ser definida a partir da correlação entre a velocidade diretriz e o raio da curva:
| e=100∙(V2127∙R)−f�=100∙�2127∙�−�
|
Onde: e = superelevação (%) V = velocidade diretriz (km/h) R = raio de curvatura (m) f é o coeficiente de atrito transversal entre pneu e o pavimento. |
O coeficiente de atrito transversal deve respeitar o estabelecido na tabela abaixo, e é utilizado apenas em condições limites (raios mínimos e superelevações máximas):
Tabela 1 – Valores máximos para f
| V (km/h) | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | 90 | 100 | 110 | 120 |
| f | 0,2 | 0,18 | 0,16 | 0,15 | 0,15 | 0,14 | 0,14 | 0,13 | 0,12 | 0,11 |
Tabela 2 – Raios mínimos para superelevação máxima
| Classe da Rodovia | ||||||
| Região | 0 | I | II | III | IV | |
| A | B | |||||
| Plana | 540 | 375 | 375 | 230 | 230 | 125 |
| Ondulada | 345 | 210 | 170 | 125 | 125 | 50 |
| Montanhosa | 210 | 115 | 80 | 50 | 50 | 25 |
Matematicamente, a superelevação é a tangente da inclinação da pista. Caso a essa inclinação seja conhecida, a superelevação poderá ser calculada da seguinte forma:
e=100∙tg(α)�=100∙��(𝛼)
Superelevação mínima
A superelevação mínima para uma curva equivale (em módulo) ao valor do abaulamento nos trechos retilíneos da estrada.
Superelevação máxima
A superelevação máxima pode ser obtida na tabela abaixo ou calculada conforme a expressão:
| emáx=100∙(V2127∙Rmín)−fmáx��á�=100∙�2127∙��í�−��á�
|
Onde: emáx = superelevação máxima (%) V = velocidade diretriz (km/h) fmáx = coeficiente de atrito transversal máximo, tabela 1 Rmín = raio de curvatura mínimo (m), tabela 2. |
Tabela 3 – Superelevação máxima
| Classe da Rodovia | ||||||
| Região | 0 | I | II | III | IV | |
| A | B | |||||
| Plana | 10 | 10 | 08 | 08 | 08 | 08 |
| Ondulada | 10 | 10 | 08 | 08 | 08 | 08 |
| Montanhosa | 10 | 10 | 08 | 08 | 08 | 08 |
Superelevação recomendada
O valor de superelevação efetivamente usado no projeto é calculado pela expressão:
| er=emáx∙(2∙RmínR−R2mínR2)��=��á�∙2∙��í��−�2�í��2
|
Onde: er = superelevação recomendada (%); emáx = superelevação máxima (%), tabela3 R = raio de curvatura (m) Rmín = raio de curvatura mínimo (m), tabela 2 |


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